As pedras preciosas mais valiosas do mundo e seus significados
Você já deve ter ouvido falar em uma pedra preciosa chamada de O Coração do Oceano. Ela ficou bastante conhecida por meio do filme Titanic. Trata-se de um tipo de diamante, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo.
Além dela, existem muitas outras como a malaquita, esmeralda, turquesa e tantas outras e é sobre elas que a Maise Joias vai falar abaixo. Acompanhe.
4 pedras preciosas mais valiosas do mundo
1. Diamante vermelho
E falando em diamantes… Se você já assistiu Titanic, então sabe que o tal Coração do Oceano é um gigantesco diamante azul, mas já ouviu falar em diamante vermelho? Ele é ainda mais raro e, consequentemente, mais caro e valioso.
É muito usado em pingentes e também em brincos. Por ser uma pedra de cor vermelha e com um corte triangular — o que lhe dá ainda mais brilho — chama bastante atenção. Por isso, uma pedra pequena (que custa, em média, 2,5 milhões de dólares) é o suficiente para fazer a diferença no visual.
2. Serendibite
Você, provavelmente, nunca ouviu falar dela. Essa pedra de cor bastante escura, quase preta, só teve apenas 3 ocorrências em todo o mundo. Um único quilate pode custar quase 2 milhões de dólares e é comumente usado na produção de brincos e também anéis.
3. Diamante
É claro que ela não poderia deixar de aparecer na nossa lista, afinal de contas, é uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo e quase todos querem ter uma.
O diamante é bastante usado em anéis de noivado, basta ver as produções de Hollywood e, justamente por isso, se tornou famosa em quase todo o planeta. Ele é feito de puro carbono, o que lhe dá a aparência incrível que possui e leva 1 bilhão de anos para ser formado. Por isso o seu grande valor comercial.
Porém, é bem mais acessível do que outras citadas aqui: 1 quilate costuma custar entre 5 e 10 mil dólares.
E, para quem quer pagar um preço ainda mais acessível e ter uma joia com uma pedra que é bastante parecida com o diamante e também tem boa resistência, a zircônia é uma ótima opção.
4. Alexandrite
Trata-se de uma pedra que é encontrada em maiores quantidades no Sri Lanka e na Rússia, aliás, o seu nome vem justamente desse país.
A primeira vez que a pedra foi descoberta, foi justamente no dia do aniversário do então czar russo Alexandre II. Por isso, o nome da pedra e também por causa disso, ela se tornou um dos símbolos de poder da Rússia.
O que é uma pedra preciosa?
Uma pedra preciosa nada mais é do que o próprio nome diz: uma pedra. Afinal de contas, trata-se de mineral ou rocha e podem ser feitas até de substâncias orgânicas como âmbar e pérolas.
Mas se são apenas pedras e rochas, o que as tornam tão valiosas?
Depois de polidas e lapidadas, as pedras se tornam belíssimas e assim, passaram a ser usadas como adornos pelas pessoas. Além de grande beleza, a raridade é outro fator que as tornam tão desejadas, pois poucos podem tê-las.
Gostou do nosso post com curiosidades sobre as pedras mais valiosas do mundo? Veja também o nosso post sobre zircônia, uma ótima pedra para acessório e com um valor muito mais acessível!